Montando o meu castelo

Montando o meu castelo

terça-feira, 26 de julho de 2016

Como foi o meu primeiro semestre... Design de Moda

                       Como foi o meu primeiro semestre... Design de Moda





       Oi gente, tudo bem? Hoje eu vim compartilhar com vocês como foi o meu primeiro semestre do curso Design de Moda na faculdade Estácio de Sá.

  Bom, ao contrário do que muitos pensam, o curso de moda não é só glamour e maravilhas e eu estudei muito para fechar o semestre com boas notas.

  Minhas matérias desse primeiro semestre foram: Desenho Artístico da Figura Humana, Modelagem, Português (eu eliminei essa matéria), Oficina de Criatividade, Antropologia Cultural na Moda e Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional (Online).

  Em Desenho Artístico da Figura Humana, iniciamos os nossos trabalhos com desenhos de observação do rosto de um colega, de objetos diversos, frutas... para depois começarmos a desenhar a figura humana. Desenvolvemos técnicas de sombreamento com os lápis HB, 2B, 4B, 6B e esfuminho e também com lápis de cor.

        Essa foi uma das matérias que mais exigiu dedicação, pois quase sempre o final da atividade ficava para ser feito em casa e desenho exige muito tempo... e ainda mais quando eles eram coloridos.  Apesar de eu ter dificuldade para desenhar pessoas, a parte que mais gostei foi quando começamos a colocar as roupas nos desenhos. No fim do semestre, tivemos que apresentar o portfólio com todos os desenhos, com cantoneiras e etiquetas... deu um trabalhão, mas adorei o resultado final.











        Modelagem também não foi nada simples. Apesar de eu já fazer curso de corte e costura, a modelagem desenvolvida na faculdade foi totalmente diferente da que eu estava acostumada a fazer na escola Sigbol, onde o molde já está pronto e eu apenas desenho o tamanho escolhido. Na faculdade, aprendi a desenhar o molde, parte por parte, sempre me atentando se a régua estava na posição certa e se as medidas estavam batendo.

        Fizemos dois trabalhos envolvendo a construção de uma peça. O primeiro era a criação de uma peça que nos representasse e que tivesse algumas características nossa. Fiz um vestido rodado florido, com pregas e rendas e na parte de dentro coloquei alguns elementos que me representam. O segundo, foi uma modelagem em 3D, que me deu um pouco mais de trabalho... tínhamos que pegar objetos, embrulha-los no tecido e depois costurar.  Eu escolhi um objeto em formato de triangulo e com linha branca, desenhei o símbolo das relíquias da morte do Harry Potter.









        Antropologia é a ciência que estuda a cultura como a totalidade de padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano e a antropologia cultural tem por objeto o estudo do homem e das sociedades humanas na sua vertente cultural.  Para entender a vestimenta das pessoas, é preciso estudar o seu comportamento e costumes.

       Em um dos nossos trabalhos dessa matéria, pesquisamos o grupo punk, onde tivemos que desenvolver uma pesquisa de campo com entrevistas para analisar a origem desse estilo, suas características e ideologia.






        Em Oficina de Criatividade, como o próprio no já diz, tínhamos que desenvolver a nossa criatividade. O nosso trabalho foi criar um Painel de Inspiração, uma tabela de cores e a definição de um público alvo / tipo de empresa que iria comercializar o nosso produto.




        Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional (Online) foi uma matéria um pouco cansativa, pois em todas as aulas tínhamos que assistir palestras relacionadas ao tema, ler os slides e também um capítulo do livro “Da graduação para o mercado de trabalho: Caminhos para o sucesso”, escrito por Paula Caleffi (capítulo 1), Neuza Chaves (capítulo 2), Gabriel Chalita (Capítulo 3), Gustavo Cerbasi (Capítulo 4), Leyla Nascimento (Capítulo 5), Max Gehringer (Capítulo 6), Ilona Becskeházy (Capítulo 7), William Douglas (Capítulo 8), Armando Clemente e Marília De Sant’anna Faria (Capítulo 9). 

        Apesar de um pouco cansativo por vermos o mesmo assunto de três formas diferentes  (slides, palestra e livro), essa foi uma maneira de entender e memorizar o tema com mais facilidade.

       
        Como a montagem do portfólio foi uma das atividades que eu mais gostei, fiz um videozinho para compartilhar com vocês o resultado final:

https://youtu.be/JTBF1DLOy5A

       Que venha o segundo semestre!!!



terça-feira, 5 de julho de 2016

Decoração de Inverno – Como se preparar para receber o frio de braços abertos

Decoração de Inverno – Como se preparar para receber o frio de braços abertos


O inverno chegou e veio com tudo, não é mesmo. E você, já está preparado para recebe-lo? Então prepare a sua casa e o receba de braços abertos.

É o momento de abusar das mantas, cobertores, almofadas e tapetes e deixar a sua casa ainda mais aconchegante.

           Geralmente esses itens passam a maior parte do ano guardados no armário. Então, é necessário prepara-los para o uso. Separe as peças mais delicadas e lave-as a mão. Se voce tem uma máquina de lavar e secar com uma boa capacidade, pode lavar os itens mais pesados em casa. Mas lembre-se: coloca-las para secarem ao sol pode fazer com que as cores desbotem.




As mantas e almofadas podem ser utilizadas para dar uma renovada no seu sofá. Se o seu sofá for de cor neutra, abuse das cores e estampas. Cores vivas alegram o ambiente.  Essa manta eu comprei na loja Camicado em uma super promoção de R$ 79,90 por  R$ 29,90.




         Se você for umas daquelas pessoas sortudas e com uma casa grande o suficiente, a lareira é uma ótima opção, usada não somente para decorar, mas principalmente para aquecer o ambiente. Mas atenção: verifique a procedência da madeira que será utilizada, pois existem alguns tipos que soltam gases tóxicos. E não deixe para comprar na última hora, pois os preços podem subir.





A cama também é um ótimo local para encher de travesseiros e mantas. Além de deixar mais quentinho, os tecidos mudam totalmente a decoração.



A iluminação certa pode ajudar a deixar o ambiente mais acolhedor e as luzes com tons amarelos são as mais propensas e podem ser obtidos através de lâmpadas AR ou dicroica. Como essas lâmpadas emitem calor, é importante lembrar de não posiciona-las na direção onde as pessoas irão se acomodar.  Os abajures também dão um toque especial ao ambiente.




          Não podemos nos esquecer das velas, que além de contribuir na iluminação, também podem ter aromas deliciosos.




Assim como eu, quem tem piso frio em casa sofre um pouquinho mais nesse inverno. Então, abuse dos tapetes e cubra pontos estratégicos, como os corredores e perto do sofá e da cama.  Tapetes mais fofinhos com fios longos são maravilhosos, mas lembre-se de aspira-los pelo menos uma vez por semana, pois eles podem acumular mais ácaros. Para evitar escorregões, lembre-se de, quando possível, colocar as pontas dele embaixo dos móveis.





Com dias mais frios, as pessoas tendem a passar mais tempo dentro de casa. Assim, prepare-se para reunir a família e amigos. Para aquecer o fim da tarde ou o fim da noite, xicaras e chaleiras ou até mesmo um aparelho de fondue são essenciais.  Tire aquele jogo de porcelana do armário e o coloque em uma mesa de canto, junto com alguns potes de doces e biscoitos. 




Você já pensou em preparar uma guirlanda de boas-vindas ao inverno para a porta de entrada?

Antes de sair de casa, se agasalhe bem e curta o inverno!