Montando o meu castelo

Montando o meu castelo

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Resenha - A Seleção

Resenha -  A Seleção  

Oi Gente, tudo bem? No mês passado, terminei de ler o livro Contos da Seleção, então resolvi falar um pouco sobre o início dessa linda história... Sim, sei que estou atrasada com a leitura desse livro... mas mesmo assim gostaria de recomendá-lo. Uma grande amiga minha leu os três livros e me disse que eu iria amar. No meu aniversário do ano passado, ela me presenteou com a trilogia e como ela me conhece tão bem, eu simplesmente me apaixonei.
A Seleção é o primeiro livro da trilogia escrita por Kiera Cass, que já deu o ar de sua graça em terras brasileiras. Nascida em 1981, a americana formou-se em História e decidiu aceitar o pedido de casamento do cara que ela mais rejeitava na faculdade, mas que conquistou seu coração. Após o casamento, mudou-se para Virgínia, onde planejava ser dona de casa e cuidar de seus futuros filhos.

Contudo, após um grande momento de tensão na cidade, Kiera se inspirou ao ponto de sentar em sua escrivaninha e escrever uma história, onde a personagem principal era ela mesma; uma mulher que tentava passar pelos problemas do dia a dia. Assim, ela pegou o hábito de escrever e publicou o seu primeiro romance: The Siren (livro não publicado no Brasil), que não chamou muito a atenção do público, porém atraiu os primeiros leitores fiéis, que a apoiaram e a motivaram para que ela continuasse a escrever e assim nasceu a trilogia “A Seleção”, em 2012.

Agora vamos ao primeiro livro.  A história se passa no Reino de Illéia, um país que é dividido em oito castas, seguindo a ordem da classe social da família. Quanto maior o número, mais pobre é a família. Cada casta é responsável por oferecer a sociedade um tipo diferente de serviço e a protagonista da história, América Singer, uma garota ruiva de 16 anos, pertence a casta de número 5. América vive com a sua família de uma forma bem humilde. Eles são artistas que trabalham para as pessoas de maior casta e se apresentam em suas festas.
A vida não é nada fácil para ela, além de ter que lidar com a falta de comida e suprimentos para sua família, ela é apaixonada por Aspen, um rapaz da casta 6, e por ele ser de uma casta inferior, o namoro deles tem que ser escondido, o que já dura aproximadamente 2 anos. Aspen é um rapaz trabalhador que dá duro para sustentar a sua família e ainda tenta guardar o pouco que sobra para se casar com America. Mas esses planos mudam quando A Seleção é anunciada.
A Seleção é um concurso onde 35 garotas disputarão o coração do príncipe Maxon, da casta 1. Por amar Aspen, America não queria se inscrever, mas as 35 garotas que fossem selecionadas iriam morar no castelo durante o concurso e suas famílias também seriam recompensadas, o que poderia melhorar a difícil situação em que se encontra a sua família.
Aspen a faz prometer que ela iria se inscrever, o que ela faz sem muita esperança, devido ao grande número das participantes. Contudo, ela sabe que sua mãe está certa e que essa é a chance que eles teriam para conquistar uma vida melhor.
No dia da entrega das fichas de inscrição, a maioria das garotas aparecem bem vestidas, prontas para tirar uma linda foto, que será usada para “ajudar” na escolha das selecionadas. Enquanto aguarda na fila, a mãe de Aspen comenta como ele está se esforçando no trabalho e que vem juntando dinheiro para pedir uma moça em casamento. America é a próxima a tirar a foto e ao ouvir essa notícia, ela sai na foto com um esplêndido sorriso de orelha a orelha.
Com uma bela foto, America é uma das escolhidas e mesmo contra a sua vontade, se muda para o palácio. Começa a competição. Para trinta e quatro garotas, a Seleção é a chance de suas vidas. Viver em um mundo de vestido sofisticados e pedras de diamantes, de morar em um palácio aconchegante e conquistar o coração do belo Príncipe Maxon. Porém, para America, ser Selecionada é um pesadelo, que significa abandonar o seu amor secreto por Aspen, deixar a casa dos seus pais e competir por uma coroa que ela não deseja.
Na primeira noite no palácio, America entra em crise e corre para a porta querendo sair desesperadamente. Os guardas a impedem e assim ela conhece o Príncipe Maxon, que se dirige até eles e a deixa sair até os jardins. Sentada em um banco, America tem o seu primeiro encontro com o Príncipe e ainda atordoada, o trata mal sem pensar na maneira adequada de trata-lo e diz que está lá apenas para aproveitar a comida, até ser eliminada.

Na manhã seguinte, o Príncipe fez uma pequena entrevista com cada uma das candidatas e os dois fazem um trato, de serem amigos e confidentes, até ele encontrar a pessoa certa.

Aos poucos, eles viram grandes amigos e America começa a questionar todos os planos que fez e quais deveria manter. Ela começou a perceber o sentimento que tinha por ele, quando ficava enciumada ao saber dos momentos de Maxon com as demais candidatas.
  
“Pensei no Maxon que eu conhecia agora, um homem cheio de qualidades; capaz de me ceder o prêmio de uma aposta que eu perdera; de me perdoar depois de eu ter machucado seu corpo e seu coração. Descobri que não me importava de ser beijada por ele.
          Sim, eu ainda sentia algo por Aspen. Não podia desfazer isso. Mas se não podia tê-lo, o que me impedia de ficar com Maxon? Nada além de meus preconceitos, todos bem distantes da verdade”

No caminho do cinema para um dos seus encontros com o Príncipe, America encontra a última pessoa que ela imagina ver no palácio... e isso a deixa balançada, sem saber qual caminho escolher...

Eu adorei cada momento da história e me peguei sorrindo ao ler vários deles, é impossível não gostar. Mas tenho que admitir que fiquei tensa ao chegar nas ultimas páginas do livro e descobrir que teria que ler o próximo para saber o que iria acontecer, pois este termina em um ponto não finalizado. Assim, no dia seguinte eu já estava com o segundo livro, A Elite, em mãos, devorando cada página.

A serie é composta atualmente por 4 livros, A Seleção, A Elite, A Escolha e A Herdeira (lançado no ano passado). Além desses quatro livros, temos Contos da Seleção, um livro narrado com a visão do príncipe Maxon e do guarda Aspen, o que nos ajuda a entender um pouquinho do que se passava na mente deles, Felizes Para Sempre, lançado no fim do ano, livro que eu já comprei, mas ainda não li. O Último livro, A Coroa, está com lançamento previsto para maio desse ano. Aguenta coração!




E pra quem ficou lendo o livro e imaginando ver tudo em um filme, a boa notícia é que depois de vários rumores, a Warner Bros finalmente bateu o martelo e decidiu transformar a história em um longa metragem. Aguardemos!!

Informações sobre o livro:
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte (Companhia das Letras)
Páginas: 327
Ano: 2012






Nenhum comentário:

Postar um comentário