Montando o meu castelo

Montando o meu castelo

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Como foi o meu 2° semestre

Como foi o meu 2° semestre



Bom, acho que nem preciso mencionar como foi corrido esse segundo semestre. Tivemos algumas mudanças no ambiente de trabalho e querendo ou não, isso sempre afeta a nossa vida pessoal. Sabe quando a gente sai do trabalho, mas não consegue desligar? Foi bem assim que encerrei o último semestre da faculdade e com tantos trabalhos da faculdade para fazer, eu estava quase ficando louca...


As matérias desse semestre foram:
- Desenho e ilustração de moda; - Design de Superfície; - História da arte e da indumentária; - Pesquisa da Moda; - Ateliê de costura básico; - Materiais têxteis; - Modelagem avançada           

                             


            Vamos começar com os materiais que tivemos que comprar para esse semestre. Sim, mais materiais... Esse semestre gastei muito com material, mas também comprei muita coisa legal e aprendi a mexer com muitas coisas diferentes. Agulha de crochê / boleador para fazer textura nos desenhos, EVA, Caneta nanquim, caneta de gel, caneta borracha, tinta para tecido, tinta guache tga, giz de cera comum e giz pastel seco, marcador permanente a base de álcool...











Realizamos diversos trabalhos, que demandaram bastante tempo para serem desenvolvidos. Então vou mostrar apenas alguns.

Na matéria Design de Superfície desenvolvemos um Projeto Inclusivo, que tinha como objetivo a criação de uma peça de roupa que atendesse ao público com deficiência visual e também sem deficiência, devendo conter texturas, relevos, Estampa...

A parte escrita do trabalho deveria conter um Briefing, Definição público alvo (estilo de vida, idade...), Painel de Inspiração, uma pesquisa sobre o público (deficiente visual), pesquisa sobre possibilidades de materiais e a criação de 3 Croquis.


Dentre os 03 Croquis, deveríamos confeccionar uma peça.

O Tema que escolhi foi Pontos Turísticos. Você já se deparou com aquele momento em que seus amigos riem de uma piada que você não sabe o que significa? É dessa mesma forma que um deficiente visual se sente quando ouve pessoas falando de algumas coisas e lugares que ele nunca viu.

            Não há palavras para descrever a experiência de conhecer um novo lugar. O desejo de conhecer lugares incríveis e cruzar fronteiras está cada vez mais presente na vida das pessoas, incluindo também os portadores de deficiência. Para o deficiente visual, esse ainda é um grande desafio e necessita de muitos cuidados para poder ser realizado.

            A fim de proporcionar essa experiência de conhecer novos lugares, criamos uma coleção de peças inspiradas em alguns pontos turísticos.  Os três lugares que escolhi foram Paris, Londres e Gizé (Egito).







            Outro trabalho muito legal desenvolvido nessa matéria, foi sobre Tingimento Natural. Há mais de 5.000 anos, as tintas naturais são utilizadas como corantes. Pesquisas indicam que o uso de produtos naturais reduz a emissão de poluentes no meio ambiente e melhoram a qualidade de vida.

Inicialmente, realizei uma pesquisa para conhecer quais são os ingredientes que podem ser utilizados como corante natural e qual a cor que eles proporcionariam. Com eu gosto muito da cor Roxa, escolhi trabalhar com o repolho roxo. Piquei, bati no liquidificador, cozinhei, deixei de molho e depois, com o tecido seco e tingido, confeccionamos uma bolsa. (Depois de deixar o tecido em um fixador de cor, ele ficou verde!)

  


Em História da arte e da indumentária, fizemos a análise do filme “ELIZABETH: A ERA DE OURO” e “MARIA ANTONIETA”, com o objetivo de desenvolver a capacidade de relacionar roupa, costumes, cultura e comportamento social a partir da indumentária dos séculos XV e XVI;  Relacionar as mudanças e permanências do comportamento e mentalidade sócio-cultural com as formas, tecidos e cores apresentados no filme.

O primeiro filme conta a história da Rainha Elizabeth I, que vive na Inglaterra, em 1585.  Governando por três décadas, a rainha enfrenta um conflito com ninguém menos que o Rei da Espanha, o império mais importante da Europa. O Rei Felipe II, um católico fundamentalista, apoiava que Mary Stuart, prima da rainha, assumisse o trono no lugar de Elizabeth. Assim, a Espanha abusa dos símbolos cristãos e passa a perseguir os protestantes, impondo o catolicismo em toda a Europa.




Um dos pontos fundamentais do filme é a questão do figurino, que foi feito por Alexandra Byrne. Através de incríveis peças feitas com tecidos e cores vibrantes, ele mostra a vestimenta que era usada pelo povo da corte.

O rufo foi uma peça bastante característica da época e simbolizava a hierarquia nas roupas. No filme, podemos vê-lo nas roupas da rainha. Podemos analisar também as cores, os tecidos finos, as cinturas bem marcadas das mulheres e seus decotes.


Um dos trabalhos que eu mais gostei de fazer foi sobre a análise de uma marca de varejo de moda.


Este trabalho tinha por objetivo desenvolver, a partir do Diário de Pesquisa, a habilidade em analisar uma coleção de moda aplicando os conhecimentos adquiridos na disciplina Pesquisa de Moda.

Através dessa pesquisa, conhecemos o histórico da marca Melissa, as etapas realizadas e o diferencial para alcançar o tão grande sucesso. Focamos a pesquisa na coleção atual, a Mash up, e no perfil do consumidor.  “Mash up - Um mundo líquido. Que ignora divisões, barreiras, fronteiras. Onde tudo são todos e todos são uma personalidade híbrida de elementos pinçados de um quebra-cabeças”.

Mas porque a marca é tão famosa, se são apenas sapatos?  É aí que está o X da questão. A Marca MELISSA é muito mais do que isso...




No final do semestre, desenvolvemos um trabalho sobre Migrantes, com o objetivo de analisar os diferentes costumes e roupas dos povos. Eu escolhi falar sobre o Sonho Americano, as pessoas que migram para os Estados Unidos em busca de novas oportunidades.



Através de uma pesquisa, tivemos que desenvolver uma coleção de 5 croquis e apresenta-los de uma forma diferente e não em uma pasta.  Então, fui até a Rua 25 de Março, comprei uma caixa porta joia de madeira rustica, a pintei de branco, depois na cor salmão e colei algumas etiquetas antigas de mala de viagem, que achei no google. Depois de terminar os desenhos, embrulhei cada um em papel de seda branco e amarrei, fazendo-os parecer cartas antigas.

Os trabalhos de Modelagem e Corte e Costura foram desenvolvidos juntos. Durante as aulas, nós aprendemos a fazer diversos pontos feitos a mão e depois tivemos que apresentar um portfólio com os pontos. Eu resolvi fazer os meus inspirados no tema Cinderela.



Para o final do semestre, tivemos que criar um look inspirado no tema Zero Waste, evitando assim recortes no tecido. Além disso, tinha que ser um look diferente e deveríamos borda-lo com os pontos que desenvolvemos durante o semestre. Para mim não foi nada fácil montar esse look, pois eu gosto de roupas certinhas, combinando e a professora não queria nada colado ao corpo... então tudo o que eu estava planejando, um vestido com espartilho, foi por agua a baixo...


Depois de muito sofrimento, finalmente consegui fazer um look, que até ficou mais ou menos... me inspirei na Alice no País das Maravilhas, mas a coloquei em um outro mundo, o da magia. Bordei vassoura, aboboras e coruja... depois de tudo pronto, escolhi uma amiga para desfilar com o meu look e ela arrasou!







Bom, tirando a correria, foi uma satisfação enorme ver meu look na passarela.


Alguns dos desenhos feitos durante o semestre:




Fiz um vídeo mostrando um pouco dos meus trabalhos:





Assim foi o meu segundo semestre!


















Nenhum comentário:

Postar um comentário